Cuidados com calçados

CUIDADOS PARA MANTER AS CARACTERÍSTICAS E A QUALIDADE DO DIA DA COMPRA

Para maior durabilidade do produto alterne os dias de uso, mantendo assim a qualidade, a forma original do produto, e possibilitando a eliminação da umidade natural dos pés. Em caso de uso diário, use sempre um antitranspirante antes do uso. Para prevenir manchas, evite contato com substâncias gordurosas e mantenha itens de cor clara afastados de artigos coloridos. Em caso de chuva ou similar, secar o mesmo sempre a sombra, não utilizar secadora ou qualquer material que antecipe a secagem. Nunca deixe o seu sapato de molho, ou exposto ao sol. Adquira o número adequado ao seu pé, evitando desconforto e lesões. Nunca estoque seu calçado por mais de um ano, após esse prazo, as matérias primas podem sofrer alterações, levando a descolagem ou decomposição, o que não caracteriza defeito de fabrica.

CUIDADOS ESPECÍFICOS PARA CADA TIPO DE MATERIAL

COURO EM GERAL - Umedeça levemente uma flanela macia e passe delicadamente sobre a superfície para retirar a sujeira. O ideal é utilizar produtos impermeabilizantes para calçados que existem no mercado logo que eles sejam comprados, pois isto evita a absorção de líquidos pelo couro desde seu primeiro uso. Sprays, graxas e pomadas próprias também evitam o ressecamento e o aparecimento de rachaduras.

COURO TIPO CAMURÇA E NOBUCK - Escovas de cerdas bem macias são o principal aliado deste tipo tão delicado de couro. Existem escovas próprias para camurça e nobuck, mas isto não é obrigatório; basta serem bem macias. As escovas devem ser utilizadas sempre secas.

COURO TIPO CROCO E COBRA - Use apenas flanelas e panos macios secos. Assim fica mais fácil de retirar a sujeira que por ventura se acumule nas texturas.

COURO VERNIZ - Utilize somente flanelas e panos macios umedecidos. Jamais use escovas, pois elas podem riscar o verniz.

PÊLO / PÊLO ESTAMPADO - Para limpeza desse material utilize apenas uma escova com cerdas flexíveis. Pêlos estampados, por se tratar de uma impressão sobre o pêlo e ser um artigo artesanal, pode ocorrer uma leve variação da cor.

METALIZADO - Couro delicado com aplicação de transfer metalizado deve ser tomado cuidado com o atrito para evitar desgastes e riscos.

DICAS DE CONSERVAÇÃO PARA CABEDAIS TÊXTEIS - Limpar somente com pano úmido e sabão neutro. Não usar qualquer tipo de produto de limpeza, pois estes danificam o seu calçado. Secar a sombra. Expor o produto à ação direta dos raios solares pode comprometer sua durabilidade e aparência. Não usar máquina de lavar/secar.